_edited_edited_edited.jpg)
No próximo dia 4 de outubro, o Mosteiro de Odivelas recebe a 4.ª edição das comemorações do Dia Mundial da Música, uma iniciativa da Associação Coral de Odivelas com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas (CMO). Haverá momentos musicais e workshops gratuitos para todas as idades, num ambiente de partilha e celebração. Além do programa habitual, este ano teremos um concerto muito especial de encerramento, inserido na iniciativa "Fantasias D'El Rey" da CMO, que o oferece ao concelho. A entrada é livre: traga família e amigos e venha connosco celebrar esta grande festa da música!
WORKSHOPS
10h | Claustro da Moura
Infantil | Teresa Appleton
6 aos 10 anos
Juvenil | Beatriz Nunes
10 aos 17 anos
14h30 | Auditório
Circle Songs | Beatriz Nunes
Maiores de 16 anos
OPEN SINGING
17h30 | Auditório
Open Singing
Maestro Pedro Santos Ferreira
emCANTUS
CONCERTOS
11h30 | Claustro Novo
entreOITAVAS
Maestro Pedro Santos Ferreira
16h30 | Auditório
Coro Médico de Lisboa
Maestrina Bárbara Saraiva
Nova Era Schola
Maestro Marcos Cerejo
CONCERTO de encerramento
19h00 | Claustro Novo
351 Quartet
Quarteto de barbershop

_edited_edited.jpg)
WORKSHOPS
Ao longo do dia, realizaremos três workshops pensados para todas as idades. Como já é tradição, a manhã será dedicada aos mais novos. Começamos com um workshop infantil, destinado a crianças dos 6 aos 10 anos. Dirigido pela maestrina Teresa Appleton, este momento pretende despertar o gosto pela música nos mais pequeninos, explorando diferentes sons e melodias.
Em simultâneo, decorrerá o workshop juvenil, dirigido ao público dos 10 aos 17 anos. Sob a direção da maestrina Beatriz Nunes, os participantes serão convidados a descobrir e experimentar algumas das maravilhas de cantar em coro, procurando estimular o gosto pela música, num formato participativo.
A tarde começará com um workshop de Circle Songs, destinado a jovens e adultos com alguma experiência coral. Também dirigido por Beatriz Nunes, este será um momento de maior desafio, onde cada participante será encorajado a sair da sua zona de conforto e a explorar novas melodias e harmonias em conjunto.
Por questões logísticas, a inscrição é obrigatória, mas totalmente gratuita. Inscreva-se e venha viver connosco esta experiência musical!
CONCERTOS
Este ano trazemos uma novidade! A primeira parte do dia irá encerrar com um pequeno concerto do coro juvenil entreOITAVAS, da Associação Coral de Odivelas. O coro vai apresentar uma amostra do trabalho dinâmico e cativante que desenvolveu ao longo do último ano.
Durante a tarde, convidamo-lo a assistir a um concerto partilhado com convidados muito especiais: o Coro Médico de Lisboa, sob a direção da maestrina Bárbara Saraiva, e o Nova Era Schola, dirigido pelo maestro Marcos Cerejo. Poderá desfrutar de um repertório diversificado, interpretado com a qualidade e o rigor musical que distinguem ambos os grupos.

.png)
Coro Médico de Lisboa
O Coro Médico de Lisboa nasceu em 2014 fruto da vontade de criar um espaço onde estudantes de Medicina e médicos possam prosseguir o seu amor e dedicação à música para lá da sua profissão. Integra a Associação Coro e Orquestra Médicos de Lisboa desde a sua fundação em 2019. Ao longo dos anos, o Coro Médico de Lisboa teve a oportunidade de se apresentar em diversos palcos, nomeadamente em Lisboa, tais como a Aula Magna da Universidade de Lisboa, Teatro Tivoli, Teatro Thália, Cinema São Jorge, Teatro Camões, Culturgest, Academia das Ciências de Lisboa, bem como noutros locais emblemáticos como o Panteão Nacional, Assembleia da República, Basílica da Estrela, Picadeiro Real e Museu Nacional do Azulejo. Apresentou-se também em palco noutras cidades portuguesas, incluindo Vila Franca de Xira, Coimbra e Braga. Encontra-se agora a preparar a sua primeira internacionalização que decorrerá em Maio de 2025, em Madrid (Espanha). O Coro Médico de Lisboa já partilhou o palco com diversos grupos nacionais: Operawave, “Mãos que Cantam”, Coro da Universidade Católica Portuguesa, Coro Sinfónico Inês de Castro, Orfeon Académico de Coimbra, Coro Académico da Universidade do Minho e Nova Era Schola. Colaborou também com coros internacionais tais como Southern Connecticut State University Choir (USA) e Credo Choir (USA). Em repertório sinfónico de referir apresentações com a Orquestra Médica de Lisboa, Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Orquestra Inês de Castro e Orquestra do Atlântico. Recentemente, destacam-se as apresentações em várias cidades do país com as obras Requiem For The Living (2022, com o Coro e Orquestra Sinfónicos Inês de Castro) e Magnificat de Kim Arnesen (2024, com o Coro Nova Era Schola e Orquestra do Atlântico), estes dois projetos sob a direção do maestro Artur Pinho Maria. Desde a sua fundação em 2014 que é dirigido pela maestrina Bárbara Martins Saraiva.

Maestrina
Bárbara Saraiva
Pediatra no Hospital Dona Estefânia, tendo concluído o Internato de Formação Específica em 2024 e o Mestrado Integrado em Medicina em 2018 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos, tendo estudado flauta transversal na classe do Prof. João Pedro Fonseca, no Orfeão de Leiria, onde completou o 8.º grau com 19 valores e no qual fez parte de diversos coros. Em 2014 tornou-se maestrina do Coro Médico de Lisboa, do qual é fundadora. Enquanto maestrina, participou em cursos de direção coral, nomeadamente da XXIV à XXVIII edição do Curso de Direção e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira com os maestros Edgar Saramago, Artur Pinho Maria, João Dias e Flávio Cardoso, bem como na 2.a Academia Coral de Verão comos maestros Paulo Lourenço e Fátima Nunes. Participou em cursos de técnica vocal com os professores José Carlos Bago d'Uva e Cátia Moreso. Desde 2021 estuda direção coral com o Maestro Artur Pinho Maria de forma regular na APM Schola. É ainda maestrina-assistente no coro Incognitus Ensemble desde 2022. Soprano no Coro Sinfónico Inês de Castro, com internacionalizações no Reino Unido, Luxemburgo e Polónia, e soprano no Incognitus Ensemble. Flautista na Orquestra Médica de Lisboa 2015-2018 e da World Doctor Orchestra desde 2018. Membro fundador e Presidente da Associação Coro e Orquestra Médicos de Lisboa de 2019 a 2023.
Nova Era Schola
Nova Era Schola é um projeto musical fundado em Janeiro de 2020 e tem neste momento cerca de 30 cantores com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos. Fazer parte do Nova Era Schola dá ao jovem cantor a oportunidade de se desenvolver musicalmente em ambiente semi profissional. Cada cantor tem sessões de canto de grupo onde pode explorar e trabalhar a sua técnica vocal sob o acompanhamento da instrutora vocal. O NES é uma plataforma criada para o crescimento técnico - musical dos cantores e a sua possível integração no Nova Era Vocal Ensemble, com base no seu desempenho e envolvimento. As sessões de técnica vocal individual e de grupo são lideradas por Mónica Beltrão Santos. Em conjunto com o Coro Médico de Lisboa e a Orquestra do Atlântico cantaram MAGNIFICAT de Kim Enersen. Dos vários concertos realizados desde a sua criação, destacam - se três com concertos temáticos: 'A Viagem dos Pastores', um concerto performativo natalício; ‘Schola canta Jazz', que contou com um trio de Jazz sobre música eclética do compositor inglês Bob Chilcott; “EQUINOX”, um espetáculo multifacetado com poesia e música instrumental que aborda o Ciclo das Estações do Ano e o seu impacto em cada um de nós. Atualmente, a direção musical do NES está ao encargo do maestro Marcos Cerejo.

Maestro
Marcos Cerejo
Licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu também o Mestrado em Direção Coral sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Lourenço e coorientação da Prof. Manon Marques com o título “Recurso ao movimento como ferramenta de trabalho de desenvolvimento de técnica vocal em coros infanto-juvenis”. É atualmente Diretor Artístico dos coros Nova Era Schola, Pequenos Cantores da Pontinha, do Coro Vozes Crescendo, Coro da NOVA- SBE. Professor convidado na 2° e 5ª edição da Lisbon Choral Conducting Masterclass em 2021 e 2024. Criador e produtor dos espetáculos corais coreografados e multidisciplinares como ‘Terra, Humanidade e Paz’, com o Coro Pequenos Cantores da Pontinha; ‘ A Viagem dos Pastores’, ‘EQUINOX’, com o Nova Era Schola. Já trabalhou com mais de 40 coros e ensembles como maestro convidado entre eles o Nova Era Vocal Ensemble, Regina Caeli, Grupo Coral de Queluz, Coro do Festival Coral de Verão de Lisboa, Coro Participativo da Gulbenkian, Grupo Coral de Lagos. Trabalhou com os maestros Paulo Lourenço, Vasco Pearce de Azevedo, Alberto Roque, Pedro Teixeira, Paul Hillier, Jim Daus Hjernøe, Bernie Sherlock, Kaspers Putnins, Krista Audere, Daniel Reuss. É professor convidado em Workshops e Formações de Música para grupos de teatro. Criador e compositor de bandas sonoras improvisadas ao piano sobre filmes mudos. Mantém atividade regular como pianista acompanhador e arranjador. Já lecionou no Conservatório Nacional, Academia de Amadores de Música, Conservatório Euterpe Alhandrense, na ESTAL, e Conservatório de Música e Artes de Lagos. Professor convidado para o Manual de Música 100% Música da Editora LEYA.

OPEN SINGING
Ainda antes do concerto de encerramento, desafiamo-lo a participar no já habitual Open Singing, um momento descontraído conduzido pelo maestro Pedro Santos Ferreira e acompanhado pelo coro emCANTUS.
Este formato, muito popular em festivais internacionais, convida toda a comunidade a juntar-se num espaço aberto e num ambiente acolhedor. A ideia é simples: aprender, de forma leve e divertida, um conjunto de canções variadas que qualquer pessoa pode cantar, sem precisar de qualquer experiência musical.
Cantar ajuda a desenvolver competências como ritmo, harmonia, memória, movimento, concentração e espírito de grupo. Mas, acima de tudo, cantar faz-nos mais felizes. Venha partilhar essa felicidade connosco!

CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Para fechar em grande a celebração do Dia Mundial da Música, convidamo-lo a assistir ao concerto de encerramento com o 351 Quartet, o único quarteto de barbershop profissional em Portugal.
Um espetáculo de elevada qualidade artística e partilha musical, oferecido à comunidade pela Câmara Municipal de Odivelas, que o financia integralmente, tornando-o acessível a todos.
Uma oportunidade única para desfrutar de música de excelência num ambiente de celebração. Não perca!
_edited.jpg)

351 Quartet
O 351 Quartet é um quarteto de Barbershop, um estilo musical oriundo dos EUA de música vocal a cappella. Os seus membros são Miguel Jesus (baixo), Miguel Carvalho (Barítono), Jorge Leiria (Lead) e João Barros (Tenor). Todos desenvolvem a sua atividade no meio coral português, tanto como coralistas, bem como maestros e compositores, em que colaboram regularmente com agrupamentos como o Coro Gulbenkian, Officium Ensemble, Nova Era Vocal Ensemble, Ensemble MPMP e Voces Caelestes. Decidiram criar este projeto em Fevereiro de 2022 pela curiosidade, pelo prazer e pelo desafio, e em Abril de 2024 ganharam o 1º prémio do concurso Ibérico de Barbershop (BIBA En Armonía 2024), em Calpe, Espanha. O 351 Quartet é um projeto pioneiro em Portugal que pretende que o Barbershop seja parte integrante do mundo coral português.


