dM_SITE_2023.png

No dia 1 de outubro, no Mosteiro de Odivelas, a A.C.O. organiza a 2.ª edição das comemorações do Dia Mundial da Música, em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas, que contarão com vários momentos musicais durante todo o dia. Começando com uma manhã dedicada aos mais novos, o evento vai iniciar com dois workshop, um infantil e um juvenil, dirigidos pela maestrina Carolina Gaspar. A tarde irá arrancar com um workshop dirigido pela mesma maestrina e aberto a jovens e adultos com experiência coral. De seguida, o coro Regina Coeli de Lisboa, dirigido pelo maestro Paulo Lourenço, irá apresentar-se num concerto aberto ao público, com repertório variado. O dia terminará com um Open Singing, liderado pelo maestro Pedro Santos Ferreira com o apoio do coro emCANTUS, onde toda a comunidade está convidada a participar. Vai ser um dia repleto de música, amizade e muita alegria. Venham daí!

PROGRAMA | MOSTEIRO DE ODIVELAS

10h00  Workshop coro infantil | Maestrina Carolina Gaspar | Claustro da Moura

11h30  Workshop coro juvenil | Maestrina Carolina Gaspar | Claustro da Moura

14h00  Workshop "Vocal Painting" coro adulto | Maestrina Carolina Gaspar | Auditório
16h30  Concerto Coro Regina Coeli de Lisboa | Maestro Paulo Lourenço | Auditório
17h15  Open Singing | Maestro Pedro Santos Ferreira e Coro emCANTUS | Auditório

WORKSHOPS

Ao longo do dia teremos três workshops, pensados para chegar a todas as idades. Para começar, teremos um workshop infantil que será aberto a todas as crianças dos 6 aos 10 anos. De seguida, passaremos para um workshop juvenil, para crianças e jovens entre os 10 e os 17. Finalmente, daremos lugar ao workshop "Vocal Painting", que será dedicado a jovens e adultos com algum tipo de experiência coral. As inscrições são obrigatórias, mas totalmente gratuitas. Reunam a família e amigos que gostam de cantar e juntem-se a nós!

Maestrina Carolina Gaspar

Doutoranda em Música (variante Ensino de Música e Música na Comunidade) na Universidade de Aveiro. Encontra-se a frequentar o curso de Vocal Leadership, na Codarts Rotterdam University of the Arts, tendo já concluído o Módulo 1. Mestre em Ensino de Música, variante Direção Coral e Formação Musical pela Universidade do Minho, Pós-Graduada em Música na Infância: Intervenção e Investigação, pela Universidade Nova de Lisboa, e Licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa. Professora de Coro na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (desde 2009) e na Academia de Música de Santa Cecília (desde 2016). Coordena o projeto Oficina Coral (EMNSC/CMO) que está a ser desenvolvido em todas as escolas do 1º CEB do concelho de Oeiras desde 2018. Maestrina do Coro Infantil Regina Coeli (desde 2017), do Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras (desde 2020) e do Coro Juvenil Regina Coeli (desde 2022). Criadora e performer de projetos educativos e artísticos, destacando-se as oficinas no serviço educativo de música da Fundação Calouste Gulbenkian para escolas e famílias (desde 2016). Ao longo dos últimos quinze anos foi autora de diversas canções, contos e teatros musicais dos quais fez também produção e direção de vozes, envolvendo centenas de crianças em diversas salas de espetáculo da região de Lisboa.

image00045_edited.jpg

CONCERTO

Nesta 2.ª edição das comemorações do Dia Mundial da Música teremos como convidado especial o Coro Regina Coeli de Lisboa, dirigido pelo maestro Paulo Lourenço, num concerto de 30 minutos que promete envolver a audiência num ambiente de grande qualidade musical.

Bogoroditse (Arvo Pärt)

Agnus Dei (Ildebrando Pizzetti)

Le pont Mirabeau (Vasco Pearce de Azevedo)

Olhó Rojão (Paulo Lourenço)

Suite Porgy&Bess (George Gershwin)

Jasbo Brown Blues

I can’t sit down

Summertime

Oh Lord

Maestro Paulo Lourenço

Doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati/College-Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir. Foi maestro assistente do Coro Gulbenkian entre 2013 e 2018 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros. É professor coordenador do Mestrado em direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia. Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório Português sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores Portugueses. É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd’s para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música entre outras. É fundador e director artístico do Festival Coral de Verão. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014 tendo recentemente extendido o seu mandato até 2019. Dirige ainda o ECCE Ensemble, grupo formado por actuais e ex-alunos, com o qual desenvolve sobretudo um trabalho de divulgação de repertório português. Com o ECCE Ensemble foi-lhe galardoado o prémio de “IFCM Ambassador” (International Federation of Choral Music). É presidente da COROS PORTUGAL.

paulolourenco.jpg
WhatsApp Image 2023-09-10 at 09.45.54.jpeg

Coro Regina Coeli de Lisboa

Criado em 1966 pelo maestro António Joaquim Lourenço, o Coro Regina Coeli de Lisboa celebrou em 2016 os seus 50 anos de existência.   Formado por cerca de 50 elementos, aborda um repertório muito vasto e variado do qual fazem parte obras a cappella dos séculos XVI a XXI, bem como obras corais-sinfónicas do período barroco ao moderno e contemporâneo, e programas temáticos a capella ou com acompanhamentos instrumentais. É presença regular em diversos Festivais, Encontros de Coros e Temporadas Musicais em todo o país, trabalhando regularmente com orquestras, agrupamentos instrumentais profissionais e bandas filarmónicas.   Desde 2015 tem participado no Festival Coros de Verão em Lisboa, conquistando várias medalhas de ouro e prata. Integrou o elenco da Ópera “Monstro no Labirinto”, de Jonathan Dove, cuja versão portuguesa foi estreada na Fundação Gulbenkian em Setembro de 2017. No âmbito do seu cinquentenário, o Coro promoveu uma encomenda a cinco compositores portugueses com textos de Tolentino de Mendonça, com o título “A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli”, estreada em concerto a 8 de Julho de 2017, com gravação pela Antena 2. Os concertos recentemente realizados incluíram obras como o Requiem de Brahms, Requiem de Fauré, Lauda per la Natività del Signore de Respighi, Gloria de Rutter e Porgy & Bess de Gershwin (ed. orquestra Nuno Côrte Real).   O Coro foi dirigido até 1983 pelo seu fundador, tendo sido posteriormente dirigido pelos maestros António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Regina Mostardinha, Henrique Piloto e Pedro Miguel. Atualmente a direção artística encontra-se a cargo da maestrina Maria de Fátima Nunes e do maestro Paulo Lourenço.

OPEN SINGING

O Open Singing é um formato muito utilizado em festivais internacionais, onde que se pretende englobar toda a comunidade num espaço aberto e ambiente descontraído. Sob a direção do maestro Pedro Santos Ferreira, acompanhado pelo coro emCANTUS, este Open Singing pretende ensinar a todos um conjunto de canções simples e variadas, explorando diversas línguas e influências culturais, que não requerem qualquer experiência musical prévia.

Cantar desenvolve muitas competências, tais como ritmo, harmonia, memória, movimento, concentração, espírito de grupo, entre muitas outras coisas. Acima de tudo, cantar torna as pessoas mais felizes e esperamos contar com a vossa alegria também!

Maestro Pedro Santos Ferreira

Nasceu em Torres Vedras em 1987. O seu interesse pela música surgiu cedo, incentivado desde os 9 anos, quando iniciou os seus estudos de trompete. Aos 15 anos entrou para a Escola de Jazz de Torres Vedras, onde adquiriu e desenvolveu conhecimentos musicais no domínio da harmonia, formação musical e trompete.
 Licenciou-se em Formação Musical e Direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa em 2009, onde teve oportunidade de estudar direção coral com os maestros Vasco Pearce de Azevedo e Paulo Lourenço. Dirigiu, entre outros, o “Coro dos Pais e Amigos do Conservatório Nacional”, o “Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha”, o coro “Vozes Crescendo”. Pertence ao Coro Gregoriano de Lisboa desde 2008.
 Tem procurado enriquecer os seus conhecimentos, participando com frequência em masterclasses, festivais corais e cursos de direção coral.
 É professor de coro no Conservatório de Música D. Dinis, dirige o coro Vozes em Si, os coros infantil e juvenil da AMAL, o coro ADECAM e os três coros da Associação Coral de Odivelas, comPASSOS, entreOITAVAS e emCANTUS.
 É sócio fundador e foi membro da primeira direção da Coros Portugal – Associação Portuguesa de Música Coral.

DDA_2639-2_edited_edited_edited.jpg
emCANTUS_OFICIAL.jpg

Coro emCANTUS

Criado em setembro de 2015, o coro emCANTUS deu origem à Associação Coral de Odivelas.  É um coro misto, constituído atualmente por cerca de 60 elementos com idades compreendidas entre os 16 e os 49 anos. Teve a sua apresentação oficial no dia 20 de dezembro de 2015, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, tendo mantido desde então ensaios regulares e diversos concertos. O repertório é bastante diversificado, passando por várias fases da história e diferentes estilos musicais. ​ No primeiro ano de vida, em 2016, produziu o primeiro espetáculo musical, o "Onde está a Noite?”.
 Em setembro de 2017 o emCANTUS foi o coro português convidado para participar no festival internacional “Lisbon on Stage”, organizado pela Interkultur.
Em 2017 e 2018 participou no Festival Coros de Verão, na categoria “Pop, Jazz e Gospel”, tendo obtido um diploma de Ouro I (2017) e Ouro IV (2018).
Em 2018 participou na Cantata Carmina Burana (versão para coro, dois pianos e percussão) em Odivelas, juntamente com o Coro de Câmara do Conservatório Dom Dinis. No mesmo ano, a convite da Inatel, apresentou a mesma cantata, numa versão para coro e banda, na Aula Magna, acompanhado pela Camerata Vocal de Torres Vedras e pela Banda dos Bombeiros de Loures.
Em julho de 2018 teve o seu primeiro concerto internacional, no XX Europa Cantat em Tallinn, na Estónia.
Em novembro do mesmo ano, em nova parceria, desta vez com o coro Emotion Voices, o emCANTUS apresentou a obra de Dan Forrest, “Requiem For the Living”, acompanhados pela orquestra Círculo de Música de Câmara. Em junho de 2019, produziu o espetáculo “100 Vozes e Um Complexo de Ariel”, com encenação de Francisco Pessoa Júnior. Em novembro do mesmo ano, esteve pela primeira vez no Algarve, no XLII Festival de Coros do Algarve, em Lagos. Em abril e maio de 2023 apresentou o Requiem de Mozart, em conjunto com a Camerata Vocal de Torres Vedras e a Orquestra Académica de Lisboa, sob a direção do maestro Tiago Oliveira. Foram três concertos distribuídos pelos concelhos de Torres Vedras, Lisboa e Odivelas, com um total de mais de 2000 pessoas na assistência.
 O coro emCANTUS é dirigido pelo maestro Pedro Santos Ferreira desde a sua criação.